quinta-feira, 23 de abril de 2009

SOBRE O JEJUM ESPIRITUAL

(Hadrat 'Abdul-Qádir al-Djiláni, O Segredo dos Segredos)

O jejum prescrito pela religião é abster-se de comer, beber e de relações sexuais desde o amanhecer até o por do sol, enquanto que o jejum espiritual é proteger todos os sentidos de tudo o que é ilícito. Isto significa abandonar tudo o que é desarmonioso interior e exteriormente. A mais insignificante violação desta intenção quebra o jejum. O jejum religioso é limitado pelo tempo, enquanto o jejum espiritual é para sempre e permanece através da vida temporal e da vida eterna. Esse é o verdadeiro jejum.
O Profeta Muhammad (a paz esteja com ele) disse, "Muitos dos que praticam a prescrição de jejum obtêm, pelos seus esforços, somente fome e sede e nenhum outro benefício..." Existem outros também que quebram o jejum quando comem e aqueles para os quais o jejum prossegue mesmo após comerem. Estes são aqueles que conservam os sentidos e os pensamentos livres da inveja e suas mãos e línguas livres de ferir os outros. É para estes que Alláh, O Mais Alto, promete, "O jejum é um ato realizado em Minha consideração, e eu sou o que dará a recompensa". Sobre as duas espécies de jejum o Profeta Muhammad (a paz esteja com ele) disse, "aquele que jejua tem duas satisfações. Uma quando quebra seu jejum no final do dia. A outra quando ele vê o seu Senhor."
...................................................................................
De maior valor que estas duas espécies de jejum é o jejum de verdade que protege o coração da veneração de qualquer outra coisa que não a essência de Alláh. Isto é praticado mantendo o olho do coração cego a tudo que existe.
..................................................................................
http://users.urbi.com.br/naqsh/jejum1.htm

0 comentários: