quinta-feira, 9 de abril de 2009

Goya - "Saturno devorando seus filhos"

Goya - "Saturno devorando seus filhos"
Saturno (Cronos)
Filho de Urano e Geia sucede o pai e casa-se com Réia. É o mais jovem dos Titãs.Um oráculo predisse a Cronos que ele teria o mesmo destino do pai e seria sucedido por um filho. Então, ele decidiu devorar todos os filhos logo após o nascimento. Réia cansada desse sofrimento resolve salvar o filho mais jovem Zeus (Júpiter).
Quando o filho nasce, em vez de o entregar ao pai (Cronos), Réia entrega-lhe uma pedra enrolada em faixas que Cronos devora na sua obsessiva defesa. Zeus (Júpiter) sobrevive e é criado longe. Regressando mais tarde para, em com a mãe Réia, destronar Saturno. Este é obrigado a vomitar um por um os filhos engolidos (Hestia, Demeter, Hera, Poseidon, Plutão).Vencido pela astúcia de Zeus (Júpiter) Cronos (Saturno) é levado para as Ilhas dos Bem-aventurados, nos confins da Terra.
De acordo com o mito, depois de expulso do Olimpo, Saturno proporcionou um governo de paz e prosperidade conhecido como “Idade de Ouro”, período em que os deuses convivíam com os mortais. Em honra desta memória, celebrou-se a Saturnalia. Em Roma, a Saturnalia era uma celebração nostálgica ao paraíso perdido.
O mito de Saturno apresenta analogia com os de Anúbis e Moloch

1 comentários:

Anônimo disse...

vamos abrir aqui os comentários.. Gabriel vc realmente arrasa.

vamo que vamo...
queria saber mais do processo... onde estamos agora??